Freud e a interpretação dos sonhos

Segundo Freud a interpretação dos sonhos é a via real que leva ao conhecimento das atividades inconscientes da mente, e também o melhor caminho para o estudo das neuroses, sendo que os sonhos dos neuróticos não diferem dos sonhos de pessoas consideradas normais. A diferença entre ser neurótico ou não, vigoram apenas durante o dia, não se estende a vida onírica. Os sonhos são o ponto de articulação entre o normal e o patológico, são produções e comunicações da pessoa que sonha, e diferente do que muitos pensam, os sonhos não são absurdos, todos possuem sentidos, além de serem manifestações dos desejos. E é através do relato feito pelo sonhador que tomamos conhecimento dos seus sonhos, ou seja, o que é interpretado não é o sonho, mas o seu relato. Para Freud a pessoa que sonha sabe o significado do seu sonho, apenas não sabe que sabe, e isso porque a censura o impede de saber.  O sonho contado passa por distorções causadas pela censura em um processo chamado Elaboração Onírica ou Trabalho do sonho, que tem como objetivo proteger o sujeito da ameaça dos seus sonhos. Para Freud a linguagem é o lugar do ocultamento, o que se apreende através do relato, oculta um significado mais importante, o verdadeiro desejo. A psicanálise vai procurar exatamente a verdade do desejo, tendo como função fazer aparecer o desejo que o relato oculta por causa da censura. Este desejo é o da nossa infância com todas as interdições a que é submetido.

A interpretação é exatamente o caminho que nos leva do conteúdo manifesto dos sonhos, aquele que corresponde ao sonho lembrado e contado pela pessoa, aos pensamentos oníricos latentes, também chamados de pensamentos ocultos, inconscientes.

A Interpretação dos Sonhos, depois de ter passado por críticas e ter sido mal recebido por psiquiatras e cientistas da época de sua publicação, o livro de Freud parecia estar condenado a ficar em completo silêncio. Teve 351 exemplares vendidos nos seis primeiros anos de sua publicação, para anos mais tarde se tornar um dos livros mais importantes do novo século.

6 Comentários

Arquivado em Disciplinas, Psicanálise

6 Respostas para “Freud e a interpretação dos sonhos

  1. Interessante. Mais um trabalho para a Psicologia e para os estudantes e psicólogos que anseiam por informações. Temos muito trabalho pela frente e esse é um ótimo modo de contribuir. Obrigado.

  2. Sou estudante universitário do Curso de Psicologia Clínica, gostei deste tema pois me ajuda a preparar uma apresentação sobre sonhos.
    Convidei meus colegas a ler este material tão interessante. Pemba-Moçambique

  3. Jessica

    Muito interessante, obrigada estou fazendo a matéria de psicanalise e esse conteúdo foi de grande ajuda!

  4. Aline

    adoreii estou estudando filosofia da religião e era tudo q eu precisava

  5. não sou psicologo,mas trabalho com o Dr Adalberto Barreto,pai da terapia comunitaria,recomendo a todos a recuperação da alto estima e o alto conhecimento de si mesmo,é fantastico!!!!!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alteração )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alteração )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alteração )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alteração )

Conectando a %s