Possibilidades do envelhecer

 

Google Imagens

Envelhecer pode ser aos vinte, não exatamente aos setenta. Conheço pessoas de vinte anos que estão estagnadas na vida, sem sonhos, sem planos, rendidas ao fracasso, sem vontade de ir além. Envelhecer pode ser a qualquer momento, em qualquer idade, afinal cada dia a mais é um dia a menos na vida. E isso é fato. Envelhecer faz parte do ciclo que se completa, é também poder olhar pra trás e perceber o quanto se caminhou nesta vida e se orgulhar desta caminhada. Se orgulhar por tudo o que construiu, por tudo o que conquistou. E se sentir completo. Perceber que ainda não acabou, e tem muitos caminhos para seguir.  

Envelhecer pode ser o ápice da vida, com sentimento de missão comprida e gostinho de quero mais. Mais tempo pra passear, ler aqueles livros que estão há décadas na estante, curtir encontros com os amigos de longas datas.

Envelhecer é nascer novamente, mesmo que o corpo já não seja tão resistente, mas com uma rotina de exercícios diários, com certeza o bem estar físico vai se tornar presente. As limitações são naturais, mas a ausência de saúde não precisa estar veiculada a idade.

Envelhecer faz parte da vida, observe bem, da VIDA. Então, por que fazer do envelhecimento uma antecipação da morte? Sim, porque envelhecer também pode ser sinônimo de morrer. Não falo da morte física não, porque esta pode chegar em qualquer idade, me refiro em morrer pro que a vida tem de melhor, transformação. Morrer por não se permitir viver esta fase tão cheia de particularidades, por não querer vivenciar todos os momentos que esta idade pode proporcionar.

Envelhecer, neste caso, é também escolher de que forma encarar o envelhecimento. No dicionário, velho é sinônimo de ultrapassado, antiquado, antigo, desusado, o que comumente não se usa mais. Porém na gíria popular pode qualificar companheiro, amigo. Duas representações para uma mesma palavra. Duas possibilidades para uma vida. Dois caminhos possíveis e diferentes. Aceitar a velhice como uma transformação natural é primordial para ser feliz. E o que encontramos hoje, são idosos buscando vitalidade, cuidando dos seus corpos, se preparando para continuar na maratona da vida, respeitando os seus limites e com vontade de ir além.

Anúncios

2 Comentários

Arquivado em Textos

2 Respostas para “Possibilidades do envelhecer

  1. “Envelhecer é vida” –> gostei muito desta forma de se ver o envelhecimento. Vou adotar este pensamento! 😉
    Obrigadoooow
    beijos.
    GSP

  2. Também estou começando um blog no wordpress.
    Gostei muito do seu blog, dos textos e das idéias.
    Parabéns.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s